Alerta Premika




A coleção “Alerta Premika! Risco online detetado” apresenta-se como um instrumento lúdico-pedagógico para crianças entre os 8 e os 11 anos no âmbito da segurança na Internet. Os livros “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?” e “Um jogo online arriscado: e agora, Tiago?” têm como base as narrativas recolhidas no terreno, pela investigadora  e coautora Teresa Castro, e que deram corpo a esta coleção escrita a três mãos com Cláudia Manata e Raquel Palermo.

De modo a traduzir a investigação num produto útil para a sociedade, esta coleção dirige-se particularmente às crianças, às suas famílias e aos professores e educadores. 

As histórias são construídas passo a passo, com base em escolhas que levam a diferentes desenlaces. Ao longo da narrativa, o leitor depara-se com várias escolhas e cada escolha (que tem o número da página para a qual o leitor deve “saltar”) leva a fins diferentes (resultado das decisões), despertando no leitor a vontade de recomeçar, indo por outro caminho. Pretende-se dar ao leitor a possibilidade de refletir sobre as suas escolhas, participando na narrativa.

Esta metodologia, além de dinâmica e reflexiva, pretende envolver as gerações na condução do enredo convidando adultos e crianças a dialogarem sobre os riscos e as oportunidades da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário