segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

“Alerta Premika! Perigo Online Detetado. Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?" foi apresentado ao público de Braga




O primeiro volume “AMEAÇA NAS REDES SOCIAIS! E AGORA, MARTA?”, da coleção infanto-juvenil “ALERTA PREMIKA! RISCO _ONLINE_ DETETADO” foi apresentado no dia 6 de dezembro, na livraria Centésima Página, no centro da cidade de Braga. A sua apresentação ao público bracarense esteve a cargo de Altina Ramos, professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho e de Francisco Machado, Professor Auxiliar no Instituto Superior da Maia (ISMAI).





Altina Ramos salientou características didáticas e pedagógicas da obra que, na sua perspetiva, estimulam o diálogo intergeracional, permitindo aprendizagens não só aos miúdos, mas também aos graúdos.





O realismo dos factos, identificação com as personagens, o grafismo, a linguagem próxima da que é usada pelos pré-adolescentes e a interatividade da história são pontos fortes que salienta como estimulantes, e que potenciam uma exploração em contexto familiar e escolar muito rica e diversificada. A Premika dá o toque de magia que, segundo Altina Ramos, as crianças e os jovens tanto gostam, uma espécie de amigo imaginário.




Francisco Machado abordou aspetos do livro tendo em conta três perspetivas que lhe tocam pessoalmente: a de pai, professor e psicólogo. Destacou a atualidade e utilidade desta ferramenta pedagógica, permitindo a pais e professores entrar no universo de uma geração cada vez mais digital, abordar de forma lúdica assuntos delicados e sérios, perceber estados de espírito, emoções, interesses e a linguagem que os mais jovens usam entre si e que, muito facilmente, escapa ao “radar” dos adultos. De acordo com o professor universitário, este livro permite ainda ajudar a orientar os jovens a construir respostas adequadas às situações com que se deparam no dia a dia.




O evento contou com a participação de famílias, professores de vários níveis de ensino, representantes de autarquias do distrito para a área da educação, representantes de instituições universitárias do concelho e outros profissionais.




Pode saber mais sobre a coleção, seguindo o blogue http://alertapremika.blogspot.pt/ e o Instagram https://www.instagram.com/marta_matuta/

O livro está à venda na FNAC e na Bertrand e nas livrarias habituais.
Pode adquirir, também, o seu exemplar no Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança: iac-cedi@iacrianca.pt

Teresa Sofia Pereira Dias de Castro



Sem comentários:

Enviar um comentário